GRUPO DE APOIO PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.

Alexia Dias Huff, Patrícia Saraiva da Silva, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase importante para o desenvolvimento humano. É nessa fase que ocorrem as mudanças físicas e comportamentais do indivíduo, um rito de passagem do infantil para o adulto. Os adolescentes têm necessidade de compartilhar experiências com pessoas de sua faixa etária, contar e sanar dúvidas. Contudo na pandemia, os jovens que chegaram à adolescência não tiveram muitas oportunidades de convivência em grupo. Por esses motivos, buscou-se desenvolver um grupo online com adolescentes na pandemia. DESENVOLVIMENTO: A intervenção ocorreu por meio de um grupo de apoio online e foi conduzida por meio de cinco encontros quinzenais com uma média 45 minutos de duração. Os encontros promoveram um espaço com cinco participantes que puderam falar sobre como estavam lidando com a mudança de rotina, formas de estudo e a relação com os pais no período de isolamento social. Além do compartilhamento das experiências no período pandêmico, discutiu-se sobre conflitos familiares e o tema do bullying. CONSIDERAÇÕES FINAIS:  Por meio do espaço online promovido com os adolescentes foi possível identificar o compartilhamento da angústia diante das diferentes exigências de adaptação ao isolamento social, seja por conflitos pessoais ou dificuldades decorrentes daquela configuração do processo pedagógico frente à necessidade de reorganização do ensino-aprendizagem. Palavras-chave: grupo de apoio, ensino médio, pandemia de covid-19.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.