MAIO AMARELO - NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA! UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Catia De Oliveira, NATÁLIA MOREIRA KASPER, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A responsabilidade individual de cada cidadão é algo que deve ser trabalhado desde cedo com as crianças, pois respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes. Assim, promover intervenções de psicoeducação com crianças sobre os deveres e responsabilidade no trânsito, por meio da simulação de situações corriqueiras do dia a dia, mostra-se fundamental. Portanto pretende-se apresentar uma intervenção na escola, por meio de um relato de experiência. DESENVOLVIMENTO: Participaram da intervenção crianças, de quatro a seis anos, por meio de um circuito simulado de uma rodovia hipotética. Inicialmente, algumas questões foram formuladas para avaliação do conhecimento das crianças acerca do comportamento no trânsito, e após foi desenvolvida a dinâmica de simulação a fim de transmitir informações e conhecimento sobre comportamento seguro. Ao final da atividade foram entregues carteirinhas de patrulheiros mirins. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As crianças se mantiveram atentas às informações e colaborativas, apesar do nível de compreensão entre elas ser diferente em função das idades. Foi possível perceber que a promoção de conhecimento de forma lúdica na infância torna o aprendizado divertido auxiliando para a formação de adultos responsáveis e conscientes de suas atitudes no trânsito. Oportunidades de intervenções com crianças que recorrem a técnicas lúdicas, contribuem para a formação de futuras psicólogas.

 

Palavras-chave: Maio amarelo, Crianças, Comportamento seguro.


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