ENFERMAGEM HOSPITALAR E HUMANIZAÇÃO

Itiane Ottes Vargas

Resumo


Ao longo dos anos a assistência hospitalar vem em crescente busca pelo atendimento humanizado, atuando, além do tratamento curativo, na integralidade do cliente. O objetivo deste trabalho é relacionar a humanização dos profissionais do ambiente hospitalar, incluindo aspectos como autonomia, organização e atenção a individualidade, bem como suas consequências no atendimento ao cliente. Constitui-se de pesquisas na literatura; a localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional, Manuais do Ministério da Saúde e em sistema de busca na internet como o SciELO (Scientific Electronic Library Online). Foram definidas as seguintes palavras chaves valorização, profissionais, excelência. As obras pesquisadas foram de 2010 a 2015. Baseado em pesquisas analisando a relação do Enfermeiro com o cliente e o ambiente hospitalar, enquanto organização responsável pela humanidade do profissional, e a influência desta na qualidade do serviço, a implementação de um processo de humanização no campo interdisciplinar da saúde, fundamentado na ética, implica no resgate da dimensão humana nas relações de trabalho e a sua permanente responsabilidade com o profissional. Agindo com igualdade e de forma justa em seus direitos e deveres, para que este esteja pleno do seu valor e dignidade atuando com envolvimento em seus objetivos e nos projetos propostos pela empresa. Conclui-se a necessidade intermitente de humanizar as instituições de saúde visto que, em meio a todos os progressos, o reconhecimento do profissional ainda é a base fundamental para o sucesso do atendimento humanizado. A valorização da humanidade deste profissional e a visão do mesmo como um todo permite a ele a mesma visão nos seus cuidados com o próximo, favorecendo o desenvolvimento da sua sensibilidade, empatia e competência, reconhecendo a individualidade do outro e promovendo o comprometimento do profissional para com a excelência do atendimento.


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