NÚCLEO DE APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: VIVÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Luís Filipe Santos Müller, Francielle Gonçalves de Mendonça, Laíne Domingues dos Santos, Natielly Rosa de Azambuja, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A violência de gênero é um fenômeno complexo e multifacetado, constituindo-se um grave problema de saúde pública. Com o advento da Lei n°11.340/2006 foram institucionalizados serviços de responsabilização dos homens autores de violência, pautando participação a centros de educação e acompanhamento psicossocial. Nesta perspectiva, surgem os Grupo Reflexivos de Gênero, instituídos em 2011, no âmbito dos Juizados de Violência Doméstica. Devido à pandemia COVID-19, o GRG, datado para iniciar suas atividades em 2020, em Cachoeira do Sul/RS, sofreu uma adaptação, onde surge o Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência de Gênero. DESENVOLVIMENTO: O NAVIV busca ressignificar a cultura da violência, aponta a necessidade de olhar o autor da violência sob nova perspectiva, através da desconstrução do conceito dualista agressor/vítima. A iniciativa tem como intuito oferecer acolhimento às mulheres vítimas de violência de gênero, além do trabalho com HAV, ao retorno das atividades presenciais. No contexto de isolamento social, criou-se um meio de comunicação através de rede social, onde são compartilhados conteúdos referentes à temática. O NAVIV articula o Grupo de Estudos Masculinidades, na modalidade online, promove cine-debates e rodas de conversa, para fomentar a prática no pós-pandemia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidencia-se a eficácia dos GRG, nas diferentes realidades socioculturais, em relação a diminuição dos índices de reincidência de violências e no que concerne à contribuição que os grupos propiciam para a desconstrução de estereótipos de gênero e da masculinidade hegemônica, na construção de novos significados da Lei Maria da Penha, responsabilizando o homem autor da violência.

Palavras-chave: Gênero, violência, grupos reflexivos.

Referências


BEIRAS, A. Et al. Grupos reflexivos de gênero para homens no ambiente virtual: adaptações, desafios metodológicos, potencialidades. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 29, n. 68, p. 61-75, dezembro, 2020.

BELARMINO, V.; LEITE, J. Produção de sentidos em um grupo reflexivo para homens autores de violência. PSICOLOGIA E SOCIEDADE, v. 32, Natal/RN, 2020.

BRASIL. LEI 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria Mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dá outras providências. Brasília, 2006.

MISTURA, T. Vivência de homens autores de violência contra a mulher em grupo reflexivo: memórias e significados presentes. [Dissertação de mestrado]. São Paulo: Faculdade de saúde pública. Universidade de São Paulo, 2015.

PRATES, P.; ANDRADE, L. GRUPOS REFLEXIVOS PARA HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013.

PRATES, P. A pena que vale a pena: alcances e limites de grupos reflexivos para homens autores de violência contra a mulher. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SCOTT, Juliano Beck. Grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica contra a mulher: limites e potencialidades. 2018. 141p. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

ZORZELLA, V. Grupos de reflexão de homens: para além da polarização agressor/carrasco-ofendida/vítima no contexto da Lei 11.340/06. Trabalho de conclusão de curso – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande/RS, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Anais do Seminário Internacional de Criminologia