A UTILIZAÇÃO DO PENTÁCULO DO BEM ESTAR PARA VERIFICAR HÁBITOS ALIMENTARES DE ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Raquel Ruppenthal, Cadidja Coutinho, Ana Luiza Zappe Desordi

Resumo


Ensinar e aprender Ciências é utilizar os conhecimentos de forma a promover a participação na sociedade além de auxiliar nas decisões diárias. Todos os dias realizamos várias escolhas em relação à alimentação. Sabe-se que os hábitos alimentares estão relacionados à vida saudável, à longevidade e à prevenção de doenças. Dessa forma, o presente trabalho relata a utilização do Pentáculo do Bem Estar como estratégia diagnóstica e de motivação para a aprendizagem de conceitos relativos à alimentação. O Pentáculo é um teste de fácil aplicação, no qual são avaliados diferentes componentes considerados importantes para a qualidade de vida. Aqui destacamos os resultados referentes ao componente nutrição, uma vez que foi utilizado como atividade inicial no estudo dos alimentos e nutrientes. O teste foi aplicado com estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no município de Ibirubá-RS. Os Pentáculos forma registrados através de fotografias, que posteriormente tiveram os resultados codificados em planilhas do programa Excel. Para a análise dos dados, utilizou-se a somatória dos valores atribuídos por cada estudante para as afirmativas avaliadas. Obteve-se que a maior parte dos alunos encontra-se no grupo intermediário de qualidade de vida, sendo os componentes com menor pontuação a nutrição e o controle do stress. A partir desses resultados, houve a organização do conhecimento e a aplicação desses para planejar modificações nos hábitos alimentares os estudantes. O trabalho encontra-se em andamento, mas é possível afirmar que a utilização dessa estratégia motivou os estudantes para as etapas de sistematização do conhecimento e na participação das discussões realizadas. 


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