GINASTICA NA MELHORIA DA AUTO ESTIMA
Resumo
Resumo
O presente estudo relata a melhoria da autoestima e qualidade de vida através da ginástica no âmbito escolar. Os benefícios da ginastica para o corpo e para a mente são visíveis, tem fundamental importância no combate a depressão, estresse e doenças psicossomáticas e também para o emagrecimento, fortalecimento dos músculos e na perda de medidas. Participaram da pesquisa 50 (cinquenta) mulheres, foram escolhidas 4 (quatro) para a realização do questionário que aborda a auto avaliação. Obtemos resultados satisfatórios, pois muitas relatam que houve a melhoria na autoestima, socialização e bem estar e que se sentem motivadas a cuidar da saúde e manter hábitos saudáveis, também relatam que com a ginastica aeróbica e localizada ocorreu à perda de peso e medidas. As participantes afirmam que se sentem mais dispostas para realizar suas atividades rotineiras e que tem mais força e vitalidade para trabalhar. A média de tempo de participação no programa é de 2 (dois) anos. Esse resultado pode estar associado à prática de atividade física no referido grupo de ginástica, onde as participantes vivenciam momentos de socialização e prática regular e planejada de atividade física, sendo estes, fatores e vantagens contribuintes para uma boa autoestima. Os benefícios associados à prática da atividade física encontra-se o aumento da autoestima. Define-se autoestima como sendo o sentimento, o apreço e a consideração que uma pessoa sente por se própria, ou seja, o quanto ela gosta de si, como ela se vê e o que pensa sobre ela mesma.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BORGES, Lucélia Justino; PELEGRINI, Andréia; SILVA, João Marcos F.L.; COSTA, Geni de Araújo. Satisfação com a vida de idosos praticantes de atividade física em projetos sociais de Uberlândia. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 12 – Nº 118 – 2008. http://www.efdeportes.com/efd118/idosos-praticantes-de-atividade-fisica.htm
OKUMA, Silene Sumire. O idoso e atividade física: fundamentos e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2004.
PETRY, Luiza; GARCES, Solange Beatriz Billig. A percepção do processo de envelhecimento no contexto de trabalho dos professores de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 14 – n 132, 2009. http://www.efdeportes.com/efd132/a-percepcao-do-processo-de-envelhecimento.htm
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA