O ESPORTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO

Adauto Cesar Acunha Saraiva, Maique Costa dos Santos, Nicolas Scherer Fenker, Linda Rosane Caldeira da Silva, Ezequiel dos Santos Chaves, Maiara Moraes Leão, Maria Cristina Chimelo Paim

Resumo


O presente estudo teve como objetivo relatar o trabalho desenvolvido com as equipes de futsal e handebol na Escola Municipal Irmão Quintino pelo grupo de acadêmicos do PIBID Educação Física Ulbra Santa Maria. As atividades foram realizadas com alunos de 12 a 15 anos. Os treinamentos foram realizados uma vez por semana na quadra da escola, a metodologia utilizada foi à metodologia desenvolvimentista que está relacionada com o desenvolvimento motor do indivíduo e tem como foco ensinar e aperfeiçoar as habilidades motoras através de atividades de acordo com a faixa etária em que eles se encontram, sempre frisando a importância do espirito coletivo e a ética dentro do esporte através de atividades e a utilização da mídia para atingir o objetivo final. Com a base nos resultados obtidos percebe-se que os objetivos do projeto estão sendo atingidos: As equipes foram montadas e estamos treinando semanalmente para que a equipe represente as escolas em eventos esportivos oficiais, Quanto ao aspecto ético, percebe-se uma evolução permanente da equipe, pode-se inferir pelos treinamentos que a equipe está preparada para a inserção na comunidade como um cidadão de bem; Percebe-se que o futsal e handebol podem também ser ferramentas para a educação em um sentido global. O trabalho está sendo produtivo para os alunos e também para os professores que aprenderam muito com esse grande desafio.


Palavras-chave


Esporte; Formação Integral; Ética

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. PCN’s. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

GRECO, P.J. Iniciação esportiva universal 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. Ética e Educação Física Escolar: reflexões e possibilidades. EF Deporte.com, Revista Digital. Buenos Aires- Ano 16-N 156- Mayo de 2011. www.efdeportes,com.

PEREIRA-AUGUSTO, Maria Alice. A ética como tema transversal: Um estudo sobre valores democráticos na escola. 2001. 194 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.

TUBINO, M, J, G. Dimensões sociais do esporte. 2º ed. São Paulo: Cortez, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA