BRINCANDO DE FAZER ARTE EM UM AMBIENTE MULTIETÁRIO
Resumo
Há dois anos temos vivenciado uma nova proposta educacional na Unidade De Educação Infantil Ipê Amarelo, UFSM, Santa-Maria, RS, que são as turmas de multi-idade. Podemos afirmar que a mesma proposta está baseada na abordagem educacional desenvolvida nos centros de infância e pré-escolas de Reggio Emilia e San Miniato. Por meio de leituras, relatos, debates nas formações pedagógicas, trocas de experiências entre professores buscou-se relatar a experiência e o olhar de uma professora da Instituição por meio da prática desenvolvida e uma das suas vivências numa das turmas de multi-idade com crianças de um ano e meio a cinco anos e onze meses. Apoiando-nos em registros, nas observações e nas imagens registradas durante o desenvolvimento das propostas, bem como as interações e relações entre a professora e crianças. Inicialmente, faremos uma breve apresentação sobre esta nova proposta que estamos vivenciando no momento na Instituição, que nos instiga a refletir sobre nossa prática diária e a pensar sobre a importância da organização de materiais e espaços pensados para atender as necessidades das crianças. Nesse contexto a escola possui um papel fundamental na vida dos indivíduos, pois é um espaço formador de experiências, conhecimentos, sentimentos e ideias compartilhadas entre todos que fazem parte deste contexto. Neste ambiente o professor atua como facilitador do diálogo, da ação conjunta e da construção do saber pela criança que exerce o papel de protagonista.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2a ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1979.
PRADO, Patrícia D. Contrariando a idade: condição infantil e relações etárias entre crianças pequenas da educação infantil. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA