Aromas, texturas, cores e sabores.

Raíssa Anahy Machado, Silandra Badch Rosa

Resumo


O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular de Educação Infantil com os alunos da turma do Maternal 1 C do Colégio Totem, situado no município de Cachoeira do Sul. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Texturas, aromas, cores e sabores.”, visto que crianças entre 2 e 3 anos têm seu corpo como forma principal de expressão e para ser significativo é necessário sentir, experimentar e tocar; estimulando todas as percepções (olfativa, gustativa, tátil e auditiva) e descobrindo as possibilidades corporais, pois é através do movimento que a criança expressa suas emoções, pensamentos e ideias. Durante o estágio procurei desenvolver atividades diferenciadas relativas a temática, trabalhando com uma metodologia bastante prática, alicerçada no lúdico, na descoberta do novo e nas próprias criações e interações dos alunos. O referido projeto teve como objetivo proporcionar as crianças a exploração de diferentes materiais, favorecendo assim, o desenvolvimento das expressões e dos sentidos de forma mais significativa. Ao longo da prática todos alunos estavam envolvidos e participativos nas atividades propostas, demonstrando curiosidade, atenção e entusiasmo, portanto, os resultados foram bastante satisfatórios, atendendo a todas as expectativas. O Estágio Curricular de Educação Infantil foi uma valiosa experiência, contribuindo e agregando muitos conhecimentos para minha formação acadêmica. O mesmo oportunizou-me conhecer uma outra área do grande leque que a Pedagogia nos proporciona, ao qual sou muito grata, pois hoje tenha a certeza do caminho que devo seguir, me encontrei e sinto-me realizada na Educação Infantil. É importante destacar ainda, que este reforçou ainda mais o meu desejo de me tornar uma docente que faça a diferença na educação.


Palavras-chave


educação infantil; estágio curricular; percepções sensoriais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA