QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO SOBRE O IMAGINÁRIO POPULAR DA ANUROFAUNA: UM MODELO DE COLETA DE DADOS

Raquel Machado Fabrício, CADIDJA COUTINHO

Resumo


Com o avanço tecnológico e a acelerada globalização surgem necessidades de novas adequações nas pesquisas acadêmicas para atender as demandas atuais, sejam elas qualitativas ou quantitativas. O rompimento de antigos paradigmas evidencia a busca por novos métodos que expressem com muito mais clareza e precisão os resultados obtidos. Isso acaba por contribuir de forma  significativa para o surgimento de cada vez mais pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a educação, sendo ela alvo de constantes trabalhos, seja para descrição, exemplos, e aplicações. Assim, nesse contexto surge a Educação Ambiental (EA) como a intercessora entre educação e meio ambiente. Meio ambiente esse, que precisa ser cuidado com muita atenção por todos nós, nele vivem toda fauna e flora do nosso planeta. Inserida nessa fauna encontra-se a anurofauna, os anuros são anfíbios com as quatro patas bem desenvolvidas e sem cauda na fase adulta. Seus representantes são os sapos, as rãs e as pererecas. São animais que exercem um importante papel no equilíbrio ambiental e a falta deles em um local pode atingir diretamente nós, os seres humanos. Eles são popularmente conhecidos como seres pouco carismáticos e tem um histórico de medo e repugnância, mesmo sabendo que em nosso estado as espécies existentes são incapazes de causar qualquer dano aos homens. Com isso, o presente trabalho visa a elaboração de um modelo de questionário para identificar as concepções de uma comunidade acadêmica sobre a anurofauna e entender as relações do imaginário popular com o equilíbrio ambiental, além de viabilizar um processo de Educação Ambiental aliado ao Ensino de Ciências.


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