JOGO COMO INSTRUMENTO RELEVANTE DE APRENDIZAGEM

Martha Luiza Streck

Resumo


Sabe-se que a sociedade está em constante transformação, e da mesma forma a escola e professores também estão (ou deveriam estar), repensando e trazendo novas ideias para o seu contexto de trabalho, abordando assuntos de interesse dos alunos, que façam parte de seu contexto de vida, de maneira prática. Escuta-se, frequentemente, o discurso de que as crianças estão cada vez menos interessadas em relação a aquilo que é proposto em sala de aula, e por isso é interessante a utilização de novas estratégias. Pensando nisso, podemos considerar que as brincadeiras e jogos são práticas interessantes para as crianças, e que podem ser utilizadas no contexto de aula, aliando os jogos aos assuntos trabalhados, porém, percebe-se que isso não acontece com tanta frequência dentro do contexto das salas de aulas, não sendo aproveitadas como poderiam -visando um processo de aprendizagem e desenvolvimento de diversos aspectos da cognição, como atenção, raciocínio lógico, concentração, etc. -. É importante salientar que o jogo e o brincar, são muito mais do que maneiras de as crianças divertirem-se, tais estratégias podem auxiliar a promover o desenvolvimento de capacidades dos educandos, bem como aspectos da cognição dos alunos, tudo isso de uma forma “leve” e divertida, de maneira interativa e prática, que por sua vez propicia maior engajamento dos mesmos nas atividades, que é um dos objetivos que os professores tentam alcançar nas atividades que propõem. Nesse sentido o presente trabalho vai abordar sobre a importância e benefícios da utilização de jogos e brincadeiras no meio escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA