GESTÃO ESCOLAR: ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS DA ESCOLA PÚBLICA

Lidiane Köhler Dias, Silandra Badch Rosa

Resumo


O trabalho que será apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio de Gestão em Ambiente Escolar, na Escola Estadual de Ensino Médio Fábio Nackpar dos Santos, no município de Candelária. O Projeto de Intervenção Pedagógica teve como tema central “Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos da escola pública”, tendo como finalidade conhecer esses desafios e auxiliar na medida do possível, com ideias, sugestões ou em alguns momentos com palavras de apoio e incentivo.  A escola, conta com a participação de todos os segmentos da comunidade escola, visto que, a escola tem um papel fundamental na comunidade, pois é ela que busca fomentar nos alunos, sonhos e perspectivas de uma vida digna. A comunidade em que a escola está inserida é uma comunidade que participa de todas as atividades e a mesma está presente na vida escolar de filho (a), tendo consciência que é neste espaço que seus filhos tornarão se cidadãos críticos e conscientes do mundo em que vivem. Durante o estágio, as metodologias utilizadas foram importantes para o bom funcionamento da escola, onde cada pessoa tem diferentes funções para o coletivo se destacar.  O estágio teve resultados significativos para minha formação acadêmica, pois consegui conhecer as novas áreas de atuação do pedagogo, além de me envolver na organização de uma escola, que para ser eficaz, necessita de várias intervenções, que disponham de gestores escolares presentes, que se dediquem e que sejam empenhados em fazer da instituição um ambiente acolhedor, educador, de boas vivências, que garantam o bem estar e motivem todos os dias seus alunos.


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Referências


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FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Vozes, 1997.

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PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.


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