DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Bruna Rosso Camargo, ROGERIO CEZAR HOPF

Resumo


No artigo a seguir encontra se expostos alguns dos desafios mais comuns quando o assunto é educação de jovens e adultos (EJA).Esclarece que o desafios podem variar de acordo com a idade do aluno , pois sabemos que é uma modalidade de ensino direcionado a alunos que por algum motivo não tiveram oportunidade de alcançar um determinado grau de escolaridade dentro da idade prevista pela lei que rege a educação , essas direcionadas ao término do ensino fundamental e médio. Com a exigência do mercado de trabalho a procura por esse tipo de formação acabou se tornando uma obrigação para a maioria das pessoas , porém ainda há uma resistência muito grande por parte desses alunos em frequentar os bancos de uma escola, devido á vários fatores como; diminuição da autoestima por causa da idade , carga horária de serviço , distância e até influências negativas de pessoas mal intencionadas que levam os alunos a desistirem da escola para se envolverem com entorpecentes que de certa forma os levam a outros tipos violência moral , esse por sua vez atinge cada vez mais nossos jovens.


Palavras-chave


jovens; adultos; desafios; educação

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, 26 (92), 1115-1139. 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24ª Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2002.

OLIVEIRA, Maria Kohi. Jovens e adultos com o sujeito de conhecimento e aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação nº 12. Set. 1999.

RIBEIRO. Vera Maria Mazaga e Outros. Educação de jovens e adultos. Proposta para o 1º seguimento do ensino fundamental. Educação. 1997

OS DESAFIOS QUE JOVENS E ADULTOS ENCONTRAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Disponível em https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_eja_0.pdf acesso em 7 de maio de 2018.

Programa Brasil Alfabetizado - Ministério da Educação - Portal do MEC

portal.mec.gov.br/programa-brasil-alfabetizado.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA