A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO NÃO ESCOLAR – LUDICIDADE NA PEDIATRIA

Gabriele dos Santos, Silandra Badch Rosa

Resumo


Este trabalho que será apresentado tem como objetivo contar as experiências vivenciadas no Estágio Curricular: Gestão em Ambientes Não-Escolares, realizado na Sociedade Beneficente Hospital Candelária localizada na Avenida Marechal Deodoro, nº 1279, no centro do município de Candelária, RS. O Projeto de Intervenção Pedagógica na Gestão em Ambiente não Escolar recebeu o título ‘A atuação do pedagogo na gestão não escolar – Ludicidade na pediatria’, no sentido de que o pedagogo tem encontrado novos campos de atuação saindo do cotidiano escolar, que até pouco tempo, era seu único espaço de trabalho, para se inserir em novos locais com uma visão diferente da atuação deste profissional. Abrem-se novos espaços para educação, em locais como hospitais, ONGs, empresas, esse contexto vem mudando a ideia que o pedagogo está apto somente para ficar dentro de uma sala de aula, estendendo-se para outros espaços, pois nos espaços que há ensino há prática pedagógica. O pedagogo está se inserindo em diversas áreas no mercado de trabalho mostrando sua capacitação visando à aprendizagem do conhecimento humano. É reconhecido por todos, que o conhecimento hoje pode ser obtido de inúmeras formas e fontes, levando-se em consideração que as informações estão acessíveis em todas as partes como (jornais, revistas, internet, computadores, celulares, classes hospitalares, brinquedotecas...) e não mais centrada somente na escola.  Durante esse estágio foram realizadas diferentes atividades metodológicas, lúdicas e pedagógicas. Com este Projeto de Intervenção Pedagógica na Gestão em Ambiente não Escolar consegui conquistar bons resultados, assim como uma grande satisfação e alegria em poder realizá-lo.


Palavras-chave


Gestão não Escolar, Pediatria, Pedagogo Hospitalar.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIN, V. C. de O; FERRO, F. de O. AS EMOÇÕES EMERGENTES NA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL. Revista Eletrônica de Psicologia, Ano I Número 1. Alagoas, Jul. 2007. Disponível em: http://www.pesquisapsicologica.pro.br/pub01/fabricya.htm

FERREIRA, Maria Cristina.; MOURA, Izabel Cristina Silva. A INFLUÊNCIA DO ATENDIMENTO DA CLASSE HOSPITALAR NA REDUÇAO DO ESTRESSE DA CRIANÇA HOSPITALIZADA. Congresso Brasileiro de Educação Especial, 3., 2008, São Carlos.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo, Cortez, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA