Ludicidade como recurso pedagógico na Educação Infantil

Silvana oliveira pinto, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


O presente trabalho trata do relato do Estágio Curricular Educação Infantil, realizado na Escola de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, no turno da tarde, durante os meses de março e abril, no município de Novo Cabrais. O mesmo refere-se a Ludicidade como recurso pedagógico na Educação Infantil, onde o brincar se apresenta como uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve-se e cria seu próprio conhecimento. Por meio do projeto tive como objetivos estimular através de jogos recreativos a curiosidade da criança para que ela aprenda brincando, proporcionando através de brincadeiras momentos de lazer e companheirismo estimulando o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade. Na fundamentação teórica, foram utilizados livros relativos à educação infantil com enfoque principal no aprender brincando. A metodologia envolveu brincadeiras, utilização de materiais recicláveis e sucatas, realização de técnicas e dinâmicas para a motivação e construção do conhecimento, pinturas, músicas e contação de histórias referentes ao tema. Compete ao educador ao mesmo tempo ser interlocutor e provocador do processo de ensino/ aprendizagem, pois a transformação acontece a partir do momento que a criança toma consciência do seu papel dentro da sociedade, desenvolvendo sua percepção como ser social. O Estágio em Educação infantil foi uma experiência importante e esclarecedora em minha formação, pois foi possível analisar os métodos utilizados, vivenciar as dificuldades enfrentadas, tanto pelo educador quanto pelo educando. Enfim, cada situação tornou-se um aprendizado, na busca de desenvolver meu estágio da melhor maneira possível.

Palavras-chave: educação infantil, brincar e aprender.


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