A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

Carina da Silva Ourives, Nanci Félix Veloso

Resumo


O presente trabalho relata ações desenvolvidas durante o estágio curricular de Formação de Professores, realizado no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura no turno da tarde, na turma de 2º ano do Curso Nomal. O trabalho envolveu a elaboração de um projeto cujo tema é A matemática na Educação Infantil e Anos Inicias: Disciplina para o desenvolvimento de habilidades mentais. O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos metodologias diversificadas que facilitem o trabalho em sala de aula, visto que, como futuras docentes, é essencial que tenham um desenvolvimento eficiente e proveitoso. A proposta foi desenvolvida de uma maneira lúdica, com materiais concretos para que o aluno tivesse uma aprendizagem significativa. Para tal, a metodologia de trabalho desenvolvida foi através da constante atividade do aluno, interações com a professora, por meio de roda de conversa, dinâmicas de grupo, textos diversos, vídeos relativos a alguns assuntos trabalhados, desafios matemática, construções de jogos matemáticos. Por fim, ressalta-se que o trabalho desenvolvido durante o estágio foi satisfatório, pois foi perceptível o desenvolvimento de algumas habilidades dos alunos, uma vez que oportunizei articular a teoria e a prática, idealizando atividades que os envolvessem com entusiasmo. Assim o tema tornou-se relevante, uma vez que, trabalhar teoria e prática possibilitou para os discentes a construção do conhecimento.


Palavras-chave


teoria; prática; matemática

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética/ Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília: MEC/SEF, 1997.

FORTUNA, Tânia. Vida e morte do brincar. In: Ávila, I.S. (org.) Escola e sala de aula: mitos e ritos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia Saberes necessários à prática educativa. 5. Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

KRIEGER, Maria da Graça. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro, RJ: Lexikon, 2012.

MASETTO, Marcos Tarciso. Didática: a aula como centro. 4 Ed. São Paulo: FTD, 1997.PRESIDÊNCIA da República. Disponível em: Acesso em 28 de mai.2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA