Vivências e experiências na gestão escolar

Raíssa Anahy Machado, Silandra Badch Rosa

Resumo


O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular de Gestão em Ambiente Escolar realizado na E.M.E.F Teófilo Teodoro Streck, situada no município de Novo Cabrais. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Vivências e experiências na gestão escolar”, visto que, a gestão escolar hoje, é uma ferramenta de grande relevância para um bom desenvolvimento de uma escola como um todo. Diante disso, é importante destacar que a gestão escolar não deve ter como foco apenas na dimensão administrativa da escola, mas principalmente a gestão pedagógica, em que o gestor também deve ser o gestor do ensino – aprendizagem, assim, o gestor educacional tem uma árdua tarefa de buscar o equilíbrio entre os aspectos pedagógicos e administrativos, com a percepção que o primeiro constitui-se com essencial e deve privilegiar a qualidade, por interferir diretamente no resultado da formação dos alunos e o segundo deve dar condições necessárias para o desenvolvimento pedagógico. O referido projeto teve como objetivo conhecer as atribuições do gestor escolar, bem como, assessorar e participar das atividades da equipe gestora. O Estágio Curricular de Gestão em Ambientes Escolares foi uma valiosa experiência, neste coloquei em prática o que aprendi durante as demais disciplinas do curso, fazendo uma relação teoria e prática. Assim como em todos os outros estágios, a expectativa, ansiedade e preocupação eram grandes, mas hoje, concluo mais esta etapa com grandes aprendizados e experiências na minha bagagem, que com certeza, irão somar muito tanto para minha vida pessoal, como também na profissional.


Palavras-chave


estágio curricular; gestão escolar; educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA