VIVÊNCIA NAS PRÁTICAS DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Beatriz Azambuja, Silva Maria Barreto dos Santos

Resumo


RESUMO

            O presente trabalho refere-se ao Estágio Curricular de Educação Infantil, que foi realizado na turma do berçário 2, na E.M.E.I. Turma do Pé Pequeno, de Encruzilhada do Sul-RS. Neste estágio foi trabalhado o projeto “Estimulação, sensação, descoberta e muita diversão!” que teve seu enfoque, principalmente, em descobertas com experiências e sensações vivenciadas por eles nas atividades em sala de aula. Esse trabalho envolveu práticas e vivências lúdicas para os alunos e que fossem relacionadas ao tema, com o objetivo de estimular de forma significativa os bebês com o propósito de desenvolver os sentidos. Teve como finalidade o desenvolvimento das crianças, explorando os sentidos: visão, paladar, audição, tato e olfato. Com incentivo, atividades lúdicas, objetos concretos, histórias, exploração, desafios e falas sobre o assunto, foi possível realizar um bom trabalho nesta turma, vendo sempre a participação e interesse dos alunos nas atividades e suas curiosidades em tudo que era proposto. A educação infantil é uma importante fase na vida da criança, e deve proporcionar atividades e propostas interessantes para os alunos, buscando seu desenvolvimento constante e propondo interações com o lúdico aliado ao concreto de suas vidas. Este estágio contribuiu imensamente para a minha formação acadêmica, me proporcionando novas vivências e aprendizagens e este projeto juntamente com os estudos realizados anteriormente e ao longo do curso, fez-me entender um pouco mais do desenvolvimento das crianças nesta faixa etária de idade e o modo como eles veem o mundo.

 

Palavras-chave: Estágio; Educação Infantil; Sentidos.


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