GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PEDAGOGO

Andreza Freitas, Silandra Badch Rosa

Resumo


Andreza de Freitas Mendes1        Silandra Badch Rosa2

1ULBRA. Email: andrezafreitasmendes@hotmail.com

2ULBRA Email: pedagogiacds@ulbra.br

Este trabalho tem a finalidade de relatar minha vivência pelo Estágio Curricular de Gestão Escolar, realizado no primeiro semestre de 2018, no qual foi desenvolvido o projeto “Gestão Escolar: desafios e possibilidades do pedagogo”, na Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil, situado na rua Ricardo Schaurich nº 1123, Bairro Santa Helena, na cidade de Cachoeira do Sul, nos setores de Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Esse projeto visou vivenciar as práticas de atuação do pedagogo em ambientes escolares, proporcionando reflexão e análise acerca da atuação do mesmo, proporcionando amplo conhecimento nesta área de atuação. Durante o período de estágio vivenciei e acompanhei as atribuições do supervisor escolar e relevância do cargo do mesmo dentro de uma escola. Constatou-se a relevância do mesmo para a formação, já que através da prática o acadêmico une teoria e prática e constrói sua identidade profissional. Essa experiência foi valiosa e muito positiva, já que tive a oportunidade de vivenciar os desafios e possibilidades do pedagogo.      

 


Palavras-chave


GESTÃO – ESCOLAR - PEDAGOGO

Texto completo:

PDF

Referências


LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6 ed.

São Paulo: Heccus,2013.

LÜCK, et al. A escola participativa: O trabalho do gestor escolar. 4ed. Petrópolis,

RJ: Vozes, 2007.

SCHNEIDER, Laíno Alberto. Pedagogia e Ambientes Não Escolares. Ulbra, S/D.

SCHNEIDER, Laíno Alberto. Pedagogia Sócio Cultural / Pedagogia e Ambientes Não Escolares. Ulbra, S/D.

SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA