DE GÊNERO EM GÊNERO: UMA LÍNGUA PORTUGUESA MAIS DIVERTIDA

TÂMISA Silva Lopes, Silandra Badch Rosa

Resumo


DE GÊNERO EM GÊNERO: UMA LÍNGUA PORTUGUESA MAIS DIVERTIDA

 

Tâmisa Silva Lopes – Acadêmica do Curso de Pedagogia

Silandra Badch Rosa – Professora

Universidade Luterana do Brasil – Campus Cachoeira do Sul

tamisalopes@gmail.com

 

RESUMO

Este projeto foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jenny Figueiredo Vieira da Cunha, que está localizada na Forqueta, no distrito da Ferreira, na cidade de Cachoeira do Sul.  O mesmo abordou como tema “De gênero em gênero: uma língua portuguesa mais divertida”, pois os estudos e pesquisas realizados acerca da Psicogênese da Língua Escrita da psicolinguista Emília Ferreiro, implicaram grandes mudanças no que concerne ao ensino da língua portuguesa no processo de alfabetização. Desta forma, o mesmo foi redimensionado, surgindo assim a necessidade de os educadores repensarem a sua práxis, vinculando as temáticas trabalhadas à cultura e ao contexto social dos educandos, bem como às suas reais necessidades de interação. Assim, o trabalho com gêneros textuais torna-se imprescindível na alfabetização, visto que desta forma serão atendidas as necessidades cotidianas de comunicação entre as pessoas de forma diversificada, contextualizada, divertida e significativa, contribuindo para a formação de um leitor e escritor crítico e competente. Para realizar o Estágio Curricular de Anos Iniciais utilizei uma metodologia voltada aos projetos de trabalho, visto que este método possibilita a reflexão, a organização de ideias e aproxima os conteúdos ao contexto dos educandos, significando a aprendizagem. Durante a execução do projeto foi possível observar o grande envolvimento e entusiasmo dos alunos no desenvolvimento das atividades, visto que elas foram diversificadas e proporcionaram aos mesmos momentos oportunos para a construção de conhecimentos significativos. Em suma, cabe destacar que as experiências vivenciadas durante o estágio foram enriquecedoras e inesquecíveis, pois colaboraram tanto para o meu crescimento acadêmico como para que eu vislumbrasse uma nova possibilidade de atuação profissional.  Por fim, o estágio foi um momento ímpar de aprendizado essencial à minha formação, onde foi possível articular a teoria aprendida na universidade com a prática docente.

Palavras-Chave: Alfabetização, Gêneros textuais, Aprendizagem  


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Referências


Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Plantando em solo Fértil. Revista Pátio/Educação Infantil, Ano VIII N 22. Porto Alegre: Artmed, janeiro/março 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais; Secretaria de Educação Fundamental-Brasília; MEC/SEF, 1997.

MEURER, José Luiz; ROTH, Désirée Motta (Orgs.). Gêneros textuais. São Paulo: Editora EDUSC 2002.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto 2017.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez 2010.


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