ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA AUGUSTO RUSCHI
Resumo
RESUMO:
O presente trabalho teve como objetivo verificar a capacidade cardiovascular em alunos do ensino médio, da escola estadual de educação básica Augusto Ruschi. A partir da medida, obteve-se o resultado de VO²máx.(Consumo Máximo do Volume de Oxigênio) dos alunos. O trabalho foi realizado nas aulas de educação física da escola. Foi utilizado o Teste de Legêr ou ‘’vai e vem’’ nos alunos, do sexo masculino, somando um total de 06 avaliados. Só foi possível aplicar o teste uma vez nos alunos, não sendo possível fazer uma comparação entre antes e depois. Os dados coletados apontam uma média de 33,81 de VO²máximo. O mínimo foi de 23,60 de VO²máximo e o máximo foi de 42,30 de VO²máximo. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o teste Legêr é muito importante para que se descubra o nível da capacidade cardiorrespiratória e assim planejar a atividade física de forma mais adequada e precisa, ajuda também, a verificar a capacidade física de uma pessoa ou um grupo, mesmo que não sejam atletas profissionais.
Fica a evidenciado que educadores físicos tem a responsabilidade pela qualidade de vida da sociedade. Tendo o dever de orientar, incentivar e monitorar para que todos os alunos e sociedade pratique algum tipo de atividade física, que desenvolva a capacidade cardiorrespiratória.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
GONDIN, Francisco José. Testes, medidas e avaliação em educação física e esportes 5ª edição.
NOVAES, Edmundo V. Qualidade de vida: atividade física, saúde e doença. In: Memórias do Congresso Mundial de Educação Física AIESP-1997. Atividade física na perspectiva da cultura e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Editora Central da Universidade Gama Filho, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA