ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA AUGUSTO RUSCHI

Rogerio Cesar Hopf, Bruna Rosso Camargo, Juliano Marafiga Dias, Kelly Christiane Gonçalves Eich, Janaina Gomes

Resumo


RESUMO:

O presente trabalho teve como objetivo verificar a capacidade cardiovascular em alunos do ensino médio, da escola estadual de educação básica Augusto Ruschi. A partir da medida, obteve-se o resultado de VO²máx.(Consumo Máximo do Volume de Oxigênio) dos alunos. O trabalho foi realizado nas aulas de educação física da escola. Foi utilizado o Teste de Legêr ou ‘’vai e vem’’ nos alunos, do sexo masculino, somando um total de 06 avaliados. Só foi possível aplicar o teste uma vez nos alunos, não sendo possível fazer uma comparação entre antes e depois. Os dados coletados apontam uma média de 33,81 de VO²máximo. O mínimo foi de 23,60 de VO²máximo e o máximo foi de 42,30 de VO²máximo. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o teste Legêr é muito importante para que se descubra o nível da capacidade cardiorrespiratória e assim planejar a atividade física de forma mais adequada e precisa, ajuda também, a verificar a capacidade física de uma pessoa ou um grupo, mesmo que não sejam atletas profissionais.

Fica a evidenciado que educadores físicos tem a responsabilidade pela qualidade de vida da sociedade. Tendo o dever de orientar, incentivar e monitorar para que todos os alunos e sociedade pratique algum tipo de atividade física, que desenvolva a capacidade cardiorrespiratória.

 


Palavras-chave


Capacidade Cardiovascular, Educação Física, Teste de Legêr.

Texto completo:

PDF

Referências


GONDIN, Francisco José. Testes, medidas e avaliação em educação física e esportes 5ª edição.

NOVAES, Edmundo V. Qualidade de vida: atividade física, saúde e doença. In: Memórias do Congresso Mundial de Educação Física AIESP-1997. Atividade física na perspectiva da cultura e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Editora Central da Universidade Gama Filho, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA