RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA II: ANOS INICIAIS

Bruna Rosso Camargo, ROGERIO CEZAR HOPF, THANDARA silva Souza

Resumo


A experiência pedagógica em Educação Física aqui relatada, vinculada à disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física II, da Universidade Luterana do Brasil, ocorreu em uma instituição de Ensino Fundamental, localizada no bairro Nonoai de Santa Maria.

Diferentemente do ocorre com outras creches e escolas da Rede Pública da municipalidade, que contam com aulas e professores de Educação Física, nessa instituição não havia um professor de Educação Física para os anos inicias.

Assim, o objetivo dessa pesquisa é mostrar o importante papel da Educação Física na primeira série, pois utiliza o maior recurso didático que possui: o corpo nas suas diversas dimensões. A pesquisa foi realizada através de aulas diárias, de 45 minutos, durante 31 dias com observações dentro e fora da sala de aula. Foi possível observar que os alunos que possuem aula de Educação Física com especialista, e que este desenvolve um planejamento específico para essa faixa etária, tiveram mais facilidade no processo de alfabetização do que outros alunos. Neste trabalho foi dada maior ênfase a Educação Física na primeira série do Ensino Fundamental, ampliando a participação do aluno e transformando suas ações pedagógicas, favorecendo o desenvolvimento da sua presença como ser atuante na sociedade e que faz escolhas pessoais e conscientes a respeito de valores que elegem para si. Bem como possibilitou a discussão, por parte da instituição, da importância da Educação Física nos ambientes de Educação Infantil.


Palavras-chave


(estagio;anos iniciais;educação física)

Texto completo:

PDF

Referências


BOULCH, J.L. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

HENKLEIN, A P; SILVA, M M. A Concepção crítico emancipatória: avanços e possibilidades para a educação física escolar. Universidade Federal do Paraná. Disponível em Data de acesso: 22 abril 2018 KUNZ, E.

(1994) Infância, Prática de Ensino de Educação Física e Educação Infantil. In: VAZ, A.F.; SAYÃO, D.T.; PINTO, F.M.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA