CRIAÇÃO DE EMENTA E EXECUÇÃO DE DISCIPLINA À GRADUAÇÃO DURANTE PROCESSO DE DOUTORAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Luiza Cremonese, Camila Nunes Barreto, Fernanda Quevedo Alves

Resumo


Introdução: O processo de formação à docência tem incentivado a qualificação para o ensino e a didática, bem como, organização, implementação e avaliação de projetos políticos pedagógicos e criação e condução de disciplina. Os programas de pós-graduação com vertente acadêmica contribuem para a práxis da docência, para a qual, torna-se essencial estimular e fomentar reflexões acerca dos contextos sociais, na busca por melhorias tanto do aprendizado, quanto da realidade vigente. Objetiva-se relatar a experiência de docência orientada durante a realização de Curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, por meio de criação e execução de disciplina à graduação do curso de enfermagem. Método: Trata-se de uma disciplina intitulada “Enfermagem na atenção à saúde do adolescente e do jovem nos diversos contextos de vida” disponibilizada para acadêmicos de enfermagem dos diferentes semestres, amparada na pedagogia libertadora de Paulo Freire. Resultados: a disciplina contou com abordagem teórica e prática. A teoria trabalhada em sala de aula teve continuidade em plataforma virtual, com fóruns de discussão e resolução de estudos de caso. As aulas contaram com a presença de enfermeiros, psicólogos e nutricionistas atuantes na atenção à adolescentes e jovens. Considerações finais: o exercício de planejamento e execução da disciplina possibilitou experienciar a prática docente com comprometimento, visando atender às perspectivas da práxis da docência. Destaca-se que a disciplina conferiu visibilidade à especificidade das fases da adolescência e juventude, que estavam incluídas de maneira discreta na grade curricular da graduação em enfermagem, tendo em vista os anseios e perspectivas dos graduandos.


Palavras-chave


Educação superior; Educação em enfermagem; Docente

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Referências


FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 42. Ed. 2005.

OLIVEIRA, M. L. C.; SILVA, N. C. Estágio de docência na formação do mestre em enfermagem: relato de experiência. Enfermagem em Foco. v. 3, n. 3, p. 131-134, 2012.


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