LITERATURA INFANTIL PARA IMAGINAR, BRINCAR E APRENDER!

Bruna Fernanda Plate, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


Este projeto tem como propósito apresentar aspectos relevantes da minha trajetória percorrida entre observação e docência ao longo do estágio curricular de educação infantil, na turma IA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira. O projeto desenvolvido conteve como tema “Literatura infantil para imaginar, brincar e aprender!”, o qual possibilitou que fosse trabalhado diferentes conteúdo essencial para aquela faixa etária demandados naquele período. O trabalho teve como objetivo desenvolver coma turma de educação infantil um aprendizado significativo sobre as cores e formas, higiene e dia das mães, de modo lúdico, encantador e prazeroso. As atividades realizadas foram planejadas a partir da observação da turma e dificuldades apresentadas por eles. Dessa forma, durante o estágio foram realizadas atividades como:  contação de história, pinturas com tinta e lápis de cor, dobradura, recortes de revistas, brincadeiras diversas, confecção de cartazes, músicas, caixa das sensações, jogos e filme.  O projeto contribuiu não só para a minha vida acadêmica, mas também profissional, pois me proporcionou vivenciar a realidade dessa profissão tão humana, além de me ajudar a entender melhor através da prática o que a teoria ensina. Contudo, é relevante ressaltar a importância de conhecer um pouco mais sobre os seus alunos para assim fazer um planejamento que além de instigar as crianças consiga suprir suas necessidades coletivas e individuais. Posto isso, posso salientar que o dia a dia do professor é um desafio constante e que estagiar não é uma tarefa fácil, porém é um momento gratificante e único de muita troca de saberes e de reflexão, o qual todos os dias servem como lição e aprendizagem.


Palavras-chave


educação infantil, projeto, estágio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA