A Disciplina Biologia da Educação na Formação Docente

Daniela do Carmo Araujo de Almeida, Rosemar de Fátima Vestena, Valdir Pretto

Resumo


Sendo acadêmica do curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana - UFN, e tendo a vivência em sala de aula em turmas de Educação Infantil por oito anos na Rede Municipal de Ensino, do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul; dentre esses dois como gestora, em uma vice direção em uma Escola Municipal de Educação Infantil; sendo meu primeiro semestre do mestrado me propus a fazer uma atividade de sondagem no primeiro semestre do curso de Pedagogia, turma 2018, da UFN a fim de obter informações para uma posterior pesquisa acerca da disciplina de Biologia da Educação e se a mesma corresponde às necessidades que se apresentarão na prática das futuras docentes. Desse modo, tivemos a oportunidade de aplicar um questionário para ser respondido em grupo, com quatro questões referentes à disciplina estudada, para ser debatido posteriormente com todos os alunos presentes. O questionário mostrou nos resultados que existe a necessidade de um estudo maior sobre alguns temas específicos como Primeiros Socorros e Saúde dos Escolares, tendo em vista também, relatos sobre situações vividas bem como anseios e dúvidas do grupo referente a como agir frente aos imprevistos diários. Diante disso, percebemos que há necessidade de ser feita essa pesquisa de dissertação de mestrado, com a finalidade posterior de construir um produto como sugestão para a construção da nova grade curricular do curso de Pedagogia, pois o professor em formação necessita de conhecimentos prévios mais aprofundados e que se relacionem mais objetivamente à prática diária.

Palavras-chave


Formação Docente; Biologia da Educação; Educação Infantil.

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Referências


BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PT. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018.

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. Projeto Pedagógico Curricular Curso de Pedagogia. Santa Maria, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014.


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