A MEMÓRIA COMO PRODUÇÃO DE NOVOS SABERES

Laísa Xavier Schuh, Yohanna Breunig

Resumo


RESUMO: O presente estudo objetiva refletir e compreender sobre a constituição de memórias como fenômeno social e objeto de estudo na área da Educação. A metodologia adotada neste estudo consistiu de pesquisas na literatura tendo como base artigos e livros de sociólogos, historiadores e filósofos, como Maurice Halbwachs, Pierre Nora e Michael Pollak, sobre memória, trabalhados na disciplina de Educação, Emancipação e Memória Social do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul, (UNISC), Rio Grande do Sul, Brasil. A localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional e em sistemas de busca na internet, como Scientific Electronic Library Online (SciELO) no período de maio a julho de 2018. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Memória; Memória coletiva; Educação; História. O entendimento sobre o fenômeno memórias tem proporcionado aos estudiosos da área da educação e outras áreas, descobrirem nas suas histórias possibilidades de produção de novos saberes. Há um aumento de interesse pelas abordagens (auto)biográficas nos círculos educacionais nos últimos anos, em que as dimensões pessoais e profissionais dos professores são levadas em consideração para a construção de identidades, um processo complexo em que cada sujeito se apropria do sentido de sua história pessoal e profissional. Ao longo deste resumo expandido foram destacadas algumas abordagens que contribuíram de forma efetiva para a construção da noção que temos hoje sobre memórias, entrelaçando com a pesquisa em educação. Recomendam-se estudos sobre o trabalho da memória vinculados à educação, uma vez que este assunto é recente em pesquisas.

Palavras-chave


Memória; Educação; História.

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Referências


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