TECNOLOGIAS MÓVEIS NO ENSINO DA TABUADA

Camila Dorneles da Rosa, Valdir Pretto, Ana Marli Bulegon

Resumo


Neste trabalho objetivamos apresentar uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre o uso das tecnologias móveis no ensino da Tabuada, de forma que os alunos desenvolvam o domínio conceitual da multiplicação. A ideia é contribuir para a formação inicial de pedagogos, futuros professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, e reforçar o ensino de Matemática a partir do estudo da Tabuada. Escolhemos estudar a Tabuada por considerar que a multiplicação é um conhecimento muito utilizado no cotidiano, inclusive por pessoas não escolarizadas, sendo ainda um tema complexo para muitas pessoas, principalmente para as crianças. Com o advento das tecnologias móveis, de fácil acesso, e utilizadas pela população de todas as faixas etárias e camadas sociais, buscamos trabalhar a multiplicação de modo que a tecnologia pudesse se fazer presente e auxiliar nesse processo de ensino. Para embasar essa pesquisa escolhemos trabalhar com Teoria dos Campos Conceituais (TCC), de Gérard Vergnaud. Essa é uma teoria cognitivista que busca compreender como as crianças e os adolescentes constroem o conhecimento. Ela propõe que os professores criem situações e problemas para os estudantes, sempre que possível fazendo uma conexão com o cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, e experimental. Serão propostas atividades de ensino com uso de tecnologias móveis (Smartphones, Tablets) e jogos lúdicos (Bingo da Tabuada), mediados pela rede social Facebook, para serem desenvolvidas em encontros presenciais com os alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana. Acredita-se que o misto entre tecnologia móvel e material concreto contribuirá para a eficácia da aprendizagem da Tabuada.

Palavras-chave


Tabuada; Tecnologias Móveis; Bingo da Tabuada; Teoria dos Campos Conceituais.

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Referências


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