A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eliana Citolim Rech, Marcos da Silva Portella, Franciele Silva de Oliveira, Maria Cristina Chimelo Paim

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar a importância da presença do profissional da área da Educação Física, no Ensino Fundamental, Anos Iniciais e a relevância da Educação Física. Como instrumento de coleta, utilizou-se o Teste de Burpee (Johnson & Nelson 1979). Para Equilíbrio, foi usado o Teste Flamingo (Eurofit, 1988). Na Agilidade o teste foi o Quadrant Jump (Johnson & Nelson, 1979). Fizeram parte da amostra, 20 alunos do 4º ano do ensino fundamental, sendo 10 crianças de cada escola, sendo 5 do sexo feminino e 5 do sexo masculino, de escolas da cidade de Santa Maria, RS. Os resultados apontaram, no teste Burpee, para o feminino uma superioridade da escola com monitor de Educação Física. Já para o sexo masculino obteve-se superioridade quase nula da escola sem monitor em Educação Física. No Flamingo, para o feminino obteve-se superioridade para a escola com monitor em Educação Física novamente. Já para o masculino obteve-se superioridade gritante nos resultados a favor da escola com monitor. Já no teste do Quadrante, para o feminino obteve-se vantagem para a turma que havia presença do profissional em Educação Física. E no masculino, seguimos com a vantagem da turma que era monitorada por um profissional da área de Educação Física.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Desenvolvimento; Estímulos adequados.

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