EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA CURRICULAR

Andrei Minuzzi Folgiarini

Resumo


Este trabalho justifica-se pela contribuição pedagógica à profissionais da Educação Infantil (EI). Teve como objetivos identificar o panorama curricular da Educação Física Escolar (EFE) na EI, além de sistematizar os elementos do currículo; identificar concepções teóricas; e práticas pedagógicas. A abordagem é a qualitativa, com análise documental e Revisão Literária de produções com qualificação A1, A2 e B1 dos últimos cinco anos na área da EFE, totalizando treze produções investigadas. As conclusões deste trabalho apontam contradições entre as práticas pedagógicas e documentos orientadores; Insuficiência de produções sobre tema; Ausência de sistematização do trabalho pedagógico e fundamentação de atividades em relação ao movimento corporal das crianças da EI.


Palavras-chave


Educação Infantil; Educação Física; Currículo

Texto completo:

PDF

Referências


KUNZ, Elenor. (org.). Brincar & se movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ed. Unijuí, Ijuí – RS, 2015.

______, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf> . Acesso em: 17 jan. 2018.

______, Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília – DF, 2009 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 jan. 2018.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em:18 jan. 2018.

CORREIA, Walter Roberto. Educação Física Escolar: o currículo como oportunidade histórica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2016, 30.3: 831-836. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2017.

GONZALEZ, F. J; SCHWENGBER, M. S. V. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Edelbra Editora Ltda, 2012.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica Editora, 1999.

SURDI, Aguinaldo Cesar; MELO, Jose Pereira de; KUNZ, Elenor. O brincar e o se-movimentar nas aulas de educação física infantil: realidades e possibilidades. Movimento, 2016, 22.2. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA