ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA E MEDITAÇÃO – “ALFAMUME”
Resumo
A alfabetização é uma etapa muito importante da vida de uma criança ou adulto. Realizei o presente projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande, em Pantano Grande, com alunos do 1º ano, quis desenvolver um projeto que trabalhasse a sensibilidade, concentração, e reflexão dos educandos visando a melhoria da aprendizagem sobre os conteúdos que permeiam a alfabetização. A música e a meditação tem a capacidade de unir a sonoridade e a teoria musical e a sensibilidade do educando, dando abertura para que seja trabalhada a alma do aluno, respeitando a sua particularidade. A música atinge todos os domínios da vida interior do ser humano. E cada criança tem as suas reações perante a música. A meditação permite que a criança trabalhe seu interior, assim como a música que realiza modificações em nossa vida interior, toda a impressão que age no nosso ser significam tanto para diferenciação, ampliação de aprofundamento em seu ser. Através da música e da meditação o aluno realiza interpretação e aquisição de conteúdo. A exploração e produção do silêncio e de sons como a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. A música e a meditação desenvolvem o reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais e naturais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: a altura (grave/agudos), duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e personaliza cada som). A apreciação musical e alfabetização refere-se também à audição e a interação com músicas e diversos sons que nos rodeiam. A vivência musical em conjunto com a meditação promove na criança desenvolvimento da capacidade de expressar-se de modo integrado, por meio de imitar, reproduzir o universo em que nos rodeia. Sendo que em cem dias letivos mais que a metade da turma está lendo e escrevendo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRITO, Teca Alencar. Musica na educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003. páginas 31 a 58 e 161 a 172
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro / São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
Rozman, Deborah – Meditation for childrens , tradução brasileira Meditando com as Crianças – A arte da concentração e interiorização , Ed. Brasiliense ( 1976 ) / Editora Ground ( 1994 ) – São Paulo – SP – Brasil.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA