ALFABETIZAÇÃO: PROCESSO E CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Mariane Bitencourt da Silva

Resumo


       O presente trabalho científico discute “Alfabetização: Processo e construção da língua escrita” é um projeto apresentado ao Curso de Pedagogia-Ulbra Cachoeira do Sul, no Estágio Curricular de Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não-Escolares, realizado no Instituto de Educação João Neves da Fontoura. A formação de professores Curso Normal, em nível médio, é o início de uma etapa crucial para a vida do estudante que tem por finalidade formar-se como um educador. A abordagem da proposta é de suma importância para que o professor obtenha uma formação adequada, fruto de conhecimentos, observações, questionamentos, reflexões e práticas que conduzam a instigar as capacidades linguísticas dos alunos. O professor é o responsável pelo ensino da língua culta, isto é, linguagem formal, uma vez que torna-se o mediador entre o ensino e a aprendizagem da língua escrita e falada para que a criança construa conhecimentos a esse respeito. Deve compreender e possuir um olhar voltado para as responsabilidades da escola, entre elas oportunizar para as crianças o mundo da leitura e da escrita. É preciso ressaltar que a criança, falante nativa, possui linguagem materna, isto é, a língua que aprende no grupo em que vive. Ao ingressar na escola tem acesso a língua portuguesa, idioma oficial de seu país, portanto, tem o direito à aprendizagens que lhe propiciem a aplicá-la de modo pertinente. O trabalho apresenta e discute as vivencias realizadas com os estudantes do Curso Normal, à respeito da alfabetização e letramento. As práticas permitem colocar em exercício os estudos, que servem para refletirmos sobre as aprendizagens dos alunos, discutirmos metodologias e acontecimentos marcantes.


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