RELAÇÕES SOCIAIS E VALORES CONTEMPORÂNEOS

Jocimara Bordignhão, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio de Formação de Professores, desenvolvido na disciplina de Sociologia, com a turma 302, na Escola Estadual Ruy Barbosa, localizada em Novo Cabrais. Componente curricular obrigatório do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, desenvolvido no primeiro semestre de 2019, tendo como supervisora e orientadora a professora Sílvia Maria Barreto dos Santos. No mundo contemporâneo cada vez mais percebemos as dificuldades de relacionamentos entre os seres humanos, que por falta de diálogo e conhecimento não conseguem dar equilíbrio às diversas dicotomias do dia a dia. E foi nesse sentido que desenvolveu-se o projeto “Relações sociais e valores contemporâneos”. Com o objetivo de levar os alunos à reflexão quanto à crise de valores e os demais problemas sociais presentes na sociedade, procurei apresentar textos e atividades para estimular a pesquisa e o debate em sala de aula. Dessa maneira, afirmo que os alunos se interessaram pela disciplina e seus conteúdos, bem como mostraram-se atentos as aulas. Isso é resultado da utilização de métodos diferenciados, abandonando um pouco a metodologia tradicional que ainda é muito utilizada nas escolas, provando que para um verdadeiro processo de ensino aprendizagem o aluno precisa ser considerado um sujeito ativo nesse processo. Para preparar as aulas de Sociologia precisei pesquisar e estudar bastante, visando uma aprendizagem significativa e uma boa mediação dos conteúdos. Por fim, é importante destacar que a disciplina de Sociologia é necessária para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. Dessa maneira, penso que pude contribuir de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem dos educandos.

Palavras-chave: estágio curricular; ensino médio; sociologia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)