REFLETINDO SOBRE AS TEORIAS ÉTICAS E AS DESIGUALDADES NO BRASIL

Maiara Rosa da Silva, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


Este trabalho consiste na abordagem temática sobre a importância do entendimento e da experiência prática em sala de aula do projeto de intervenção pedagógica “REFLETINDO SOBRE AS TEORIAS ÉTICAS E AS DESIGUALDADES NO BRASIL”, realizado durante Estágio Curricular de Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e/ou Não Escolares e teve como objetivo central oferecer aos alunos subsídios provenientes dos saberes filosófico e sociológico para que possam se posicionar criticamente frente à realidade, construindo um pensamento que leva a criação de fundamentos sociais proporcionando uma existência de forma original e autônoma. Foi realizado na turma 204, 2º ano do ensino médio, no turno da noite, tendo como professor titular Mateus Rafo Barbosa, na Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Nunes de Oliveira, na cidade de Pantano Grande/ RS, desenvolvido no período de 28 de março a 28 de junho de 2019. A prática justifica-se, pois é de suma importância o trabalho com as disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio. Devemos considerar que essas disciplinas trazem muitos benefícios, por exemplo, na Filosofia, se dá ao aluno a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico. E a Sociologia, ajuda-nos a entender e procurar soluções para os males que estamos vendo e vivenciando na atualidade. O projeto foi trabalhado através de estratégias, como exposição e discussão em classe; exercícios de fixação e estudos dirigidos; sistematização e esquematização dos conhecimentos. Sendo assim, eu considero que essa experiência foi muito válida e extremamente enriquecedora, pois eu aprendi que os alunos nem sempre são desmotivados porque a metodologia do professor não é interessante, mas porque na sua casa/trabalho tem algo que esta lhe preocupando e não deixa que ele preste a atenção na aula e, principalmente, eu aprendi muito com eles enquanto ser humano.


Palavras-chave


estágio; filosofia; sociologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)