Sociologia no Ensino Médio: A construção de um indivíduo pensante e crítico.

Maria Luiza Becker Silva, Silandra Badch Rosa

Resumo


O presente projeto relata ações desenvolvidas durante o Estágio curricular de Formação de Professores, realizado na Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, na turma 105 do 1°ano do ensino médio, na disciplina de sociologia O trabalho envolveu a elaboração de um projeto cujo tema é Sociologia no Ensino Médio: A construção de um indivíduo pensante e crítico, uma vez que percebeu-se  a extrema relevância de desenvolver atividades que desenvolve-se/estimulasse o senso crítico e pensante dos educandos.  Dessa forma, é necessário proporcionar aos discentes maneiras de explorar o senso crítico, bem como o lado reflexivo e pensante de ambos. Utilizando charges, filmes, textos e resumos que colaborem com o processo de apreender sociologia. O projeto teve como objetivo Proporcionar ao aluno acesso aos conhecimentos sociológicos como instrumento de superação da visão do senso comum, visões esquemáticas e estereotipadas da sociedade na qual está inserido, bem como levá-los a compreensão mais elaborada, histórica, ativa e crítica dentro da sociedade na qual está inserido. Para tal, a metodologia desenvolvida foi através de resumos dos conteúdos, debates, dinâmicas, filme sobre questões sociais, vídeos e pesquisas no labin. Por fim, ressalta-se que o trabalho realizado ao longo do estágio, foi satisfatório, tanto para a acadêmica, quanto para os alunos, pois acabei me surpreendo com determinados conteúdos e também com alguns alunos durante as atividades desenvolvidas. Assim o tema tornou-se essencial, sendo que trabalhar com a sociologia no ensino médio possibilita aos educandos uma forma de refletir, analisar e compreender a sociedade na qual estamos inseridos.


Palavras-chave


Sociologia, indivíduo, pensantes

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Nayara Alves. O SENTIDO DA SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Universidade Estadual Paulista – UNESP FFC Marília. Pibid/Capes. Disponível em: prope.unesp.br/cic/admin/ver_resumo.php?area=100080&subarea=23790. Acesso em: 21 de maio de 2019.

BODART, Cristiano das Neves. Dinâmica sociedade: para compreender o que é sociedade e qual sua importância. Blog café com sociologia. 2013 Disponível em: https://cafecomsociologia.com/dinamica-da-ilha/ Acesso em: 24 de abril de 2019

MEKSENAS, Paulo. Aprendendo Sociologia: a paixão de conhecer a vida. São Paulo, Edições Loyola, 1995. 7ª ed.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de & COSTA, Ricardo C. R. da. Sociologia para Jovens do Século XXI. Rio de Janeiro, Imperial Novo Milênio, 2007.

TOSCANO, Noema. Introdução a Sociologia Educacional. 3. Ed.- Petrópolis, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)