O TRABALHO DO CONSELHO TUTELAR COMO PARCEIRO E ORIENTADOR EM RELAÇÃO AS SUAS ATRIBUIÇÕES NA ESCOLA.

silvana oliveira pinto, Silandra Badch Rosa

Resumo


O presente documento refere-se ao relato das experiências vivenciadas durante o Estágio de Gestão em Ambientes não Escolares, realizado no Conselho Tutelar, no município de Novo Cabrais. O Estágio de Gestão é um componente muito importante da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil. Este oportuniza a nós acadêmicos uma excelente experiência nessa área, fazendo-nos atuar em diferentes ambientes dentro e fora do meio escolar, o que contribui para nosso aprendizado e nos direciona como futuros pedagogos a um amplo mercado de trabalho, criando novos caminhos e novas oportunidades. Durante a prática, foi desenvolvida uma metodologia que propiciou o acompanhamento e a execução de trabalhos no setor pedagógico, tais como: observação e acompanhamento em todas as atividades realizadas pelos profissionais e auxílio no desenvolvimento das solicitações da equipe. Refletindo sobre minha atuação, considero que a experiência obtida neste estágio foi muito válida e enriquecedora, pois tive a oportunidade de explorar novos conhecimentos a respeito da função do conselheiro tutelar. Trabalhei em uma área que necessita de cuidados sigilosos e especiais, durante esse tempo construí muitas aprendizagens ao lado dos profissionais do Conselho Tutelar. Considerando os resultados que obtive no estágio, constatei que foi um período de novas aprendizagens e desafios, alguns muito emocionantes, que me faziam repensar a respeito de certas situações já vividas. Aprendi que para ser um pedagogo qualificado é preciso ter foco nos processos educativos, observações, métodos e maneiras de ensinar. Por fim, foi possível perceber um amadurecimento tanto profissional quanto pessoal que será extremamente importante para meu futuro.

 


Palavras-chave


Gestão, estágio e educação

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