Viajando pelo mundo dos Gêneros Textuais

Aline Gama da Rosa, Silandra Badch Rosa

Resumo


O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Estágio Curricular nos Anos Iniciais e ou EJA, realizado na E.M.E.F Manoel Carvalho Portella, turma de 4º ano, no turno da tarde, situada na cidade de Cachoeira do Sul, supervisionado pela Professora Orientadora Silandra Badch Rosa. O projeto de Intervenção Pedagógica abordou a seguinte temática“ Viajando pelo Mundo dos Gêneros Textuais”, pois nos anos iniciais é importante aperfeiçoar a alfabetização e o desenvolvimento dos alunos , explorar as suas diferentes formas através do trabalho com gêneros textuais, contações de história e “magia” proporciona ao educando uma aprendizagem mais significativa, na qual o seu processo de ensino e aprendizagem é conduzido de forma mais prazerosa, fazendo com que o aluno aprenda através da interação com o meio em que está inserido. Durante a realização do estágio proposto, realizei diversas atividades que possibilitassem a interação entre a teoria e a prática, fazendo com que os alunos participassem ativamente na construção do seu conhecimento, tornando-os agentes mais interativos e participativos, fazendo com que seu desenvolvimento fosse percebido no decorrer do trabalho que foi realizado. Desta forma, foi possível proporcionar momentos de interação entre a turma e participação de todos. Ao longo da prática foi perceptível o envolvimento e o interesse dos educandos, participando de forma ativa nas atividades que foram desenvolvidas com a turma. Portanto, os resultados foram alcançados com êxito. O Estágio Curricular nos Anos Iniciais e ou EJA, me proporcionou novas experiências agregando um imenso conhecimento para minha vida acadêmica e profissional, pois tive a oportunidade de vivenciar um pouco mais sobre a prática pedagógica dentro do ambiente escolar.

Palavras chave: estágio curricular, anos iniciais, gêneros textuais.


Palavras-chave


estágio curricular, anos iniciais, gêneros textuais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)