O MUNDO ENCANTADO DAS LETRAS E DOS NÚMEROS

Antonia Cristina Dias Souza, Silandra Badch Rosa

Resumo


           Antonia Cristina Dias de Souza1; Silandra Badch Rosa2

1ULBRA. E-mail: antoniacristina27@yahoo.com.br

2ULBRA. E-mail: silandra.badch@gmail.com

RESUMO

O presente projeto relata ações desenvolvidas durante Estágio Curricular Supervisionado em Anos Iniciais e/ou EJA, desenvolvido na turma de 2 °ano A , turno da manhã, realizado na EEEM Antônio Vicente da Fontoura, supervisionado pela professora orientadora Silandra Badch Rosa. O projeto de intervenção pedagógica abordou a temática “O MUNDO ENCANTADO DAS LETRAS E DOS NÚMEROS”, pois os primeiros anos do ensino fundamental são de suma importância para a construção do processo de ensino aprendizagem e para desenvolvimento integral da criança sendo necessário trabalhar com o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo, pois é um processo lento e gradativo, que facilita na comunicação, compreensão da língua e socialização do indivíduo, auxiliando nesse processo de interação com o meio no qual esta inserido, para educa-los para a sociedade. A estratégia de trabalho pedagógico será composta por atividades de leitura e interpretação de diversos gêneros textuais, confecção de cartazes sobre a temática trabalhada, ditados, bingos, jogos pedagógicos, atividades físicas, trabalho com numerais e formas geométricas, bem como reconhecimento de numerais, realização de operações matemáticas, atividades sobre a páscoa, entre outros, de forma individual e coletiva. Sendo assim, ao longo da prática foi perceptível o envolvimento e o interesse dos alunos, tornando- os mais interativos e participativos nas atividades propostas. O Estágio Curricular Anos Iniciais me proporcionou novas experiências e agregou imenso conhecimento para minha vida acadêmica, pois vivenciei a prática pedagógica da minha futura profissão.


Palavras-chave


Estágio Curricular, Anos Iniciais, ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: 1º a 9º ano. Brasilia. MEC, 2017.

FELÍCIO, Helena Maria dos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à prática educativa. 17. ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Revista do Centro de Educação, v.32, n.01, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/. Acesso em: 21 de abril de 2019

SOARES, Magda Becker. O que é Letramento. Diário do grande ABC. Disponível em: http://www.verzeri.org.br/artigos.2003. Acesso em: 21 de abril de 2019

SOZIM, Marian Martins; DALLAROSA, Andréia Rodrigues Zoelner; MARINHO, Hermínia R.B. Alfabetização e letramento: uma possibilidade de intervenção. 2012. Disponível em: www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/. 21 de abril de 2019


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)