PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Resumo: Objetivo: Explanar práticas educativas de promoção da saúde realizadas pela autora com escolares de uma escola municipal localizada no interior do Rio Grande do Sul. Método: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido pela autora em uma escola de ensino fundamental localizada no perímetro rural de um município da região central do Rio Grande do Sul. As ações planejadas e executadas estão diretamente ligadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) criado em parceria do Ministério da Educação e Saúde com o objetivo de prevenir, promover e prestar atenção de forma contínua direcionada para redução de danos, promoção e prevenção de agravos à saúde da população escolar. Dar-se a ênfase a uma estratégia que vincula ações escolares às de atuação de Enfermeira no ambiente escolar, estimulando e fomentando um vínculo com essa população. O estudo não foi submetido à apreciação em Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), por se tratar de um relato, porém foram assegurados e respeitados os preceitos éticos na apresentação dos dados. Resultados e discussão: Frente ao trabalho realizado, enfoco a escola como corresponsável pela formação do ser humano e para isso é necessário à construção de novos valores, crenças, conceitos e maneiras de viver a vida de forma mais saudável. Dessa forma, a promoção da saúde capacita o enfrentamento dos condicionantes da saúde. As atividades realizadas mostram de forma positiva o interesse dos alunos pelos temas abordados e a vontade de aprender mais fica evidenciada com a grande participação dos mesmos. Conclusão: Sugiro que as secretarias de saúde dos municípios possibilitem e fomentem ainda mais a participação de profissionais da saúde, principalmente do Enfermeiro dentro do ambiente escolar, para que ações de saúde sejam cada vez mais estimuladas trazendo benefícios individuais e para a comunidade em geral.
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PDFReferências
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