SABERES ESSENCIAIS PARA O EDUCADOR

Andressa Frey Soares

Resumo


Este relatório contém o Estágio de Formação de Professores, este componente curricular do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre de 2016, tendo como supervisora e orientadora a professora Silandra Badch Rosa. Tem como título “Saberes essenciais para o educador”, realizado no Colégio Nossa Senhora Medianeira, com o segundo ano do Curso Normal, nos dois primeiros períodos da segunda- feira no turno da manhã, durante o mês de março, abril e maio. O projeto tem como objetivo levar aos alunos novas aprendizagens, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, visando o aprendizado dos alunos e apropriação de novas habilidades. Foram desenvolvidas atividades onde os alunos realizaram leituras, interpretação e produção de textos. Também, foi oportunizado aos alunos situações de aprendizagens para o desenvolvendo de habilidades artísticas, musical, cultural e social, tudo isso com a intenção de proporcionar novos conhecimentos de como ser um futuro educador e de como essa profissão requer muita responsabilidade e paciência, mais ao mesmo tempo é tão gratificante.                                
É muito importante que o professor oportunize aulas dinâmicas, com metodologias diversificadas e atividades nas quais os alunos possam interagir e construir a sua própria aprendizagem. Com a prática do meu estágio, pude perceber a importância de um planejamento flexível, a observação perante aos alunos e o quanto essa relação professor e aluno é essencial para uma formação e um aprendizado de qualidade. A forma como fui recepcionada pela equipe diretiva da escola, pelos professores, e pelos alunos, foi de grande importância para a realização do projeto. Esta é uma experiência que levarei para sempre comigo. Enfim, a realização deste estágio, foi de extrema importância para a minha formação acadêmica, vida profissional e pessoal, pois conquistei a amizade dos alunos e dos professores com os quais compartilhei esses dez dias de trabalho docente.


Palavras-chave


Didática; conhecimento;aprendizado;

Texto completo:

PDF

Referências


http://www.efdeportes.com/efd160/a-importancia-da-relacao-professor-aluno.htm

http://www.mundocarreira.com.br/lideranca/entenda-qual-diferenca-entre-autoridade-e-autoritarismo/

http://pri-educacaoinfantilparaserfeliz.blogspot.com.br/2010/01/edisciplina-na-sala-de-aula.html

http://pt.slideshare.net/straubesandra18/metodo-paulo-freire-slides

http://mesquit.bligoo.com.br/o-papel-da-didatica-no-processo-ensino-aprendizagem#.VzZWydIrLIU

PLATONE, Françoise e Marianne Hardy. Ninguém ensina sozinho: responsabilidade coletiva na creche, no ensino fundamental e no ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA