A Comunicação integrada à Base Nacional Comum Curricular

Fernanda Muller da Silva, Ana Adalma Kuczynski Rocha

Resumo


O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande, com objetivo de oportunizar atividades de pesquisa, escrita e leitura dos alunos através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), desenvolvendo a consciência crítica sobre os assuntos pertinentes as suas vidas diárias e possibilitando o desenvolvimento da criatividade. com o auxílio da Base Nacional Comum Curricular, as competências das práticas de linguagem no campo jornalístico/ midiático, com os diversos objetos do conhecimento, atingindo diferentes habilidades. Foi proposto a construção de um cartaz por dupla de alunos, com o objetivo de divulgar uma propaganda, uma campanha ou a venda de um produto, onde a escolha do tema seria decidida pelos alunos. Os discentes realizaram entrevista oral, através do gravador de áudio com os funcionários da escola, além de conhecer as diferentes experiências de vida. Após a escuta das gravações, os alunos passaram a entrevista oral para entrevista escrita. Com estas atividades os alunos trabalharam a competência da Comunicação, desenvolvendo a oralidade, a escuta, a leitura, a escrita, a produção textual, os tipos de linguagens e a interpretação, além da criatividade. O desenvolvimento da competência da Comunicação através da utilização da cultura digital foi de suma importância no incentivo à realização das atividades propostas, desenvolvendo a escuta, a expressão, a discussão, o multiletramento e a contextualização sociocultural do conhecimento; pois os alunos necessitam de inovações, precisam estar interligados entre aprender e a maneira como isso acontece.


Palavras-chave


TICs; BNCC; comunicação.

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