DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS.

Paula Cristina da Silva Chaves, Rafael Ziani Nunes, Franciele Silva de Oliveira, Maria Cristina Chimelo Paim

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar o desenvolvimento motor de alunos da Educação Infantil nas aulas de Educação Física, em diferentes contextos sociais. Participaram da pesquisa uma turma da Educação Infantil, em uma escola da rede municipal e outra turma de uma escola partícula, da cidade de Santa Maria, crianças de 4 a 5 anos, sendo 20 meninas e 25 meninos, e duas turma da Educação Infantil. As aulas foram elaboradas com o objetivo de desenvolver as capacidades físicas, cognitivas, afetivas e motoras através de brincadeiras, jogos e minicircuitos, sendo ministradas na sala de aula ou na área externa, com duração de 50 minutos. A metodologia utilizada nas aulas foi à desenvolvimentista. As aulas aconteciam duas vezes na semana com duração de um semestre. Como instrumento de coleta utilizou-se da observação dirigida. Após a análise dos resultado percebe-se que houve considerável desenvolvimento dos movimentos fundamentais básicos correr, saltar, girar, e dos elementos motores como equilíbrio, ritmo, esquema corporal, percepção de espaço e tempo, sendo que os alunos da rede particular apresentaram os níveis de desenvolvimento motor mais evidenciados.

 


Palavras-chave


Educação Física - Educação Infantil-Desenvolvimento Motor

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Referências


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GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.


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