EFEITOS DA AURICULOTERAPIA NO ESTRESSE E NA ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Luan da Silva Moura, Daniela Veber Gularte Porto

Resumo


A saúde mental dos estudantes da área de saúde sempre foi considerada como um sério motivo de preocupação, constituindo se como um fator de risco para outros agravos à saúde. Os universitários quando assumem certa responsabilidade, podem ter dificuldade para adaptarem-se a essas novas exigências. Ao longo do processo de graduação, o estudante é constantemente exposto em diversas situações geradoras de ansiedade e estresse. Atualmente elas vêm causando diversos transtornos a saúde dos indivíduos diminuindo a qualidade de vida. O estresse e a ansiedade acabam mexendo com a homeostase do organismo causando desequilíbrios hemodinâmicos comprometendo a sua funcionalidade. A auriculoterapia, que através do médico francês Paul Nogier em 1951 foi o responsável pelas pesquisas quanto à difusão dessa terapia complementar no mundo, usa a estimulação de pontos localizados no pavilhão auricular para efetuar tratamentos de enfermidades físicas e mentais devido ao reflexo que a orelha, por meio de seus inúmeros filetes nervosos e vasos capilares, exercem no Sistema Nervoso Central (SNC), e através deste, sobre o organismo. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da auriculoterapia no estresse e na ansiedade em estudantes universitários da ULBRA. Trata-se de um estudo do tipo analítico, observacional, descritivo e experimental, com abordagem quantitativa. A pesquisa será realizada na própria universidade, o estudo terá 56 estudantes divididos em dois grupos, sendo eles o auriculoterapia (GA) e o placebo (GP), será aplicado um protocolo do mesmo de oito sessões. Estima-se com a presente investigação identificar a melhora do estresse e da ansiedade nestes acadêmicos.


Palavras-chave


estudantes; saúde mental; terapias complementares

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