Projeto de Prevenção do Bullying em Escolas - E. M. E. F. Dr. Baltazar de Bem

Claudia da Silva Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: A situação de bullying ocorre na presença de violência física e/ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação (BRASIL, 2015). A prática crescente no país exige a criação de intervenções referentes às situações de bullying nas escolas, prevenindo a sua ocorrência. METODOLOGIA: Objetivando conscientizar e prevenir a ocorrência do bullying, o presente trabalho foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental do Município de Cachoeira do Sul. Trata-se de um relato de experiência de atividades desenvolvidas pelas acadêmicas estagiárias do curso de Psicologia com alunos e professores da instituição. Utilizou-se recursos midiáticos, dinâmicas e discussões com alunos em apresentação do tema, adequando-se às diferentes faixas etárias dos alunos; com aproximadamente 20 alunos por vez, duração de 50 minutos cada encontro, totalizando 02 meses. O corpo docente foi orientado individualmente. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS: Inicialmente buscava-se orientar professores sobre como lidar com situações de bullying, o que confundiu-se com a escuta terapêutica - ferramenta da psicologia clínica. Isto pode dever-se a falta de psicólogos em escolas, o que confundiria o verdadeiro papel deste profissional e suas intervenções na educação. A psicologia do contexto escolar almeja mediar conflitos melhorando o processo de ensino-aprendizagem (MARTINEZ, 2009). Foram atingidos 08 professores e todos os alunos entre o 1º e 9º ano. Percebeu-se que as crianças mais novas (entre 06 e 09 anos) aderem melhor à proposta, demonstrando que o bullying deve ser pensado como algo preventivo e não apenas quando as dificuldades são vigentes. CONSIDERAÇÕES: A pesquisa de satisfação respondida por docentes, supervisão e direção da instituição apresentou o êxito da atividade. A adesão da escola e a enfatização diária do trabalho no ambiente escolar (através de cartazes, postura da orientação escolar, etc) foi essencial para a efetividade do processo: é necessário o trabalho contínuo ao informar e refletir sobre o bullying.

 


Palavras-chave


prevenção ao bullying – psicologia escolar – orientação educacional

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Referências


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