GRUPO DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Laísa Xavier Schuh, Yohanna Breunig, Aline da Rosa, Lívia Pacheco da Cruz

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar as vivências de alunas de pós-graduação em um grupo de pesquisa em educação, compreendendo a importância do mesmo para sua formação acadêmica e profissional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as vivências de quatro alunas de diferentes formações acadêmicas (enfermagem, psicologia, pedagogia e direito) no grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, vinculado à Linha de Pesquisa de mesmo nome, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Compreende-se que os grupos de pesquisa representam uma importante estratégia para o desenvolvimento e a consolidação da pesquisa institucional, contribuindo para a qualificação do ensino e a melhoria da prática, assim como para a inserção das universidades em distintas realidades sociais, produzindo novos conhecimentos e contribuindo para o avanço científico. Verifica-se, também, que permite aos estudantes de todos os níveis de ensino uma visão mais ampla sobre determinados assuntos, favorecendo uma aproximação com o objeto de pesquisa e trocas de conhecimentos entre as diferentes áreas de formação. Como resultados, identifica-se a troca de conhecimentos como um componente essencial para a apropriação de saberes por parte dos estudantes, possibilitando o diálogo interdisciplinar e a construção de novos conhecimentos. A partir desse relato de experiência, torna-se possível evidenciar a relevância dos grupos de pesquisa na pós-graduação, visto que contribuem para a formação acadêmica e profissional de seus participantes, favorecendo a partilha de aprendizados e experiências.


Palavras-chave


Pesquisa em educação; Grupos de pesquisa; Ensino de pós-graduação.

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