GESTÃO PARTICIPATIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA BÁSICA ESTADUAL ÉRICO VERÍSSIMO

Fernando Cunha Trindade, Andrei Minuzzi Folgiarini

Resumo


O atual momento da escola pública requer uma atenção social com a discussão de temas relevantes e que necessitam um espaço de reflexão. O preconceito de gênero está arraigado culturalmente, tanto em escolas privadas quanto nas públicas, cabendo ao corpo docente constituir planejamento de transformação desta realidade através de ações coletivas eficientes em prol de uma sociedade mais justa. Sendo assim, objetivo deste trabalho é demonstrar à comunidade acadêmica uma produção realizada pelos alunos da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo (EBEEV), acerca da valorização das mulheres que residem na comunidade. A metodologia foi desenvolvida através de entrevistas, sob tutela da professora de Língua Portuguesa e da equipe diretiva que coordena o turno da noite, juntamente com os alunos do terceiro ano do ensino médio. A análise das entrevistas culminou na confecção e apresentação de um jornal para a comunidade escolar, através de uma mostra pedagógica com o tema “valorização da mulher”, em que todas as turmas envolvidas da escola expuseram também seus trabalhos. As mulheres que integraram o jornal puderam expor suas histórias de superação e preconceito até conseguir obter o reconhecimento de uma sociedade inteira. Com isso, foi decidido que a cada semestre será produzido uma nova edição do jornal, com diferentes temas geradores, a fim de retratar as boas práticas da escola. Essas práticas pedagógicas necessitam ser disseminadas para que possam adentrar em outros espaços escolares e demonstrar que a força coletiva de uma instituição de ensino tem poder de transformar o mundo em um espaço de convivência harmoniosa.


 


Palavras-chave


Gestão, Gestão participativa, Prática Pedagógica

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Referências


LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

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