TEORIAS DO CURRÍCULO EM CONTEXTO: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

Andrei Minuzzi Folgiarini, Fernando Cunha Trindade

Resumo


A escola, em constante mudança é palco de construções históricas de teorias e concepções curriculares, evoluções que transformaram contextos escolares, e com isso, sociedades. Esta pesquisa foi realizada tendo como objetivo a realização de um exercício de Revisão Literária em uma disciplina específica do Curso de Mestrado Profissional em Gestão da UFSM, por acadêmicos do curso, buscando o aperfeiçoamento de concepções sobre o desenvolvimento profissional de Professores/gestores da Educação Básica. Especificadamente, buscou-se, portanto: (1) sistematização dos autores; (2) identificação das concepções teóricas. Sua justificativa se dá pela necessidade de contribuição aos estudos acadêmicos, às práticas de profissionais atuantes nos meios de gestão escolar, bem como de reflexões importantes à gestores escolares. Diante do percurso optamos por selecionar a abordagem metodológica qualitativa, e um método do tipo revisão literária, de uma forma simplificada. Em um primeiro momento realizamos uma busca nas produções estudadas na disciplina. Após a identificação dos mesmos, produziu-se um quadro descritivo onde relacionamos os autores e suas concepções em debates na sala de aula. Este trabalho torna-se, portanto, um excelente exercício na tentativa de possibilitar um entendimento sobre o contexto educacional, no que se refere a formação de professores no Brasil. Sobre um olhar panorâmico das ideias curriculares, foram tratados autores de concepções críticas e pós críticas, e com isso, podemos observar suas preocupações em dialogar com contextos da gestão. Ao final, concluímos algumas teorizações e orientações dos autores mediante ao currículo escolar de extrema relevância mediante a disciplina, pois possibilitaram um olhar amplo de como se organizam as questões curriculares referentes à gestão pedagógica e formação de professores.


Palavras-chave


Currículo. Gestão Escolar. Formação de Professores.

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