COMO O INGLÊS IMPACTA A VIDA DE UMA CRIANÇA

Silvana Pereira da Silveira

Resumo


O presente trabalho visa elucidar a importância do ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira para crianças. Além disso, a pesquisa tem como intuito mostrar os benefícios, tanto futuros quanto imediatos, do estudo dessa língua para esse público. Para tanto, busquei como respaldo o trabalho de profissionais da área da neurociência, pedagogia, e de ensino de línguas. Esses profissionais explanam que as crianças aprendem mais facilmente do que os adultos; levam vantagem na pronúncia de uma língua estrangeira; e são mais desinibidas quando se diz respeito à aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, a metodologia utilizada foi a análise dos resultados obtidos pelos meus próprios alunos ao longo dos cinco anos que atuo como professora de inglês, bem como a reflexão sobre o impacto dessas aulas de inglês na vida deles. Como resultados, trago exemplos de alunos meus os quais em pouco tempo já se apropriaram de uma gama de vocabulário e estruturas da língua. Menciono também o impacto que estudar uma língua estrangeira causa no cérebro dos alunos e enumero algumas oportunidades que essas crianças terão ao se tornarem adolescentes e, depois, adultos falantes de língua inglesa. No entanto, afirmo também que é necessário que os professores estejam preparados para entender como essas crianças aprendem.  Desse modo, elas poderão estabelecer uma boa relação com a língua inglesa, e consequentemente, aprender de maneira efetiva e livre de pressão, seja por parte dos próprios professores ou dos pais. Considero este tema bastante relevante e entendo que o trabalho em questão pode abrir espaço para mais pesquisa na área.

 


Palavras-chave


Inglês, ensino de crianças, neurociência

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)