LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – MÓDULO PASSOS FILMES: UM RELATO DE ESTÁGIO

Michele de Barros Corrêa, Ana Carina Motta Klein, Laura Morais Machado

Resumo


O Laboratório de Aprendizagem Significativa VALENTE é um espaço de atendimento que propõe trabalhar com grupos de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, através de intervenções no contexto da família e escola, e tem como função resgatar a capacidade de aprendizagem das crianças, oferecendo um novo olhar acerca de suas competências e potencialidades, possibilitando a mudança para uma condição de liberdade e posicionamento ativo, propondo o trabalho de interação da família, alunos e professores. O módulo Passos Firme atua na Educação Infantil visando prevenir danos e prejuízos através do fortalecimento dos processos que ajudam a promover competências e capacidades individuais e coletivas. Foram realizados encontros semanais com as crianças pré-escolares com duração média de uma hora e quinze minutos, e encontros mensais de Formação Continuada para os professores com duração média de duas horas durante o ano de 2018, para abordar temas referentes ao desenvolvimento infantil. As emoções são adaptativas porque preparam, predispõem e orientam comportamentos para experiências positivas ou negativas, fornecendo informações sobre a importância dos estímulos exteriores e interiores ao organismo, e também, sobre situações-problema onde os indivíduos se encontram envolvidos num determinado contexto e, por isso, as emoções são uma fonte essencial da aprendizagem, na medida em que as crianças procuram atividades e ocupações que fazem com que elas se sintam bem, e evitar atividades ou situações em que se sintam mal. O trabalho de fortalecimento emocional e potencialidades nas crianças em idade pré-escolar demonstrou ser de grande benefício, uma vez que auxilia em mecanismos para manejo das sensações, melhora social, além de assimilação e integração da aprendizagem, e diminui consideravelmente o risco de fracasso escolar nos anos futuros.


Palavras-chave


desenvolvimento, crianças, emoções.

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Referências


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