PROTOCOLO DE PRÁTICAS SEGURAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

carina da Silva Silveira Rosa, Fernanda Quevedo Alves

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a vivência do estágio em gestão do cuidado hospitalar. O objetivo do trabalho foi a elaboração de um protocolo assistencial estabelecendo “os sete certos da administração de medicamentos” como prática segura na administração de medicamentos. O desenvolvimento ocorreu em um hospital de médio porte, referência em média e alta complexidade no interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de maio de 2019. Participaram das atividades 550 colaboradores. No primeiro momento foi apresentado o Protocolo, posteriormente os colaboradores foram convidados a participarem de uma dinâmica de sensibilização. A proposta foi a montagem de um quebra-cabeça 60x90cm contendo os “sete certos na administração de medicamentos “as peças foram aleatoriamente distribuídas e cada colaborador foi convidado a analisar e colar sobre o painel, indicando qual dos “certos” se tratava, bem como sua importância. Houve grande receptividade das equipes em participar, muitos já haviam esquecidos quais eram os principais “certos da medicação” assunto esse, abordado no período da formação profissional. A medida que acontecia a atividade, gerou expectativa de outros setores em participar do treinamento e o projeto ganhando espaço e credibilidade. Destaca-se, a relevância da educação continuada em instituições com grande número de colaboradores e a criação de protocolos favorecem a qualidade na assistência, norteia rotinas, gera adequações e facilita condutas. Para o acadêmico, elaborar um protocolo institucional, permite desenvolver suas habilidades e competências, assumindo desafios, instigando a criatividade e favorece na interação com rotinas nunca antes vivenciadas. Contudo, aliar a prática educativa ao lúdico, permitiu também, desenvolver ações descontraídas, práticas, atrativas, impulsionando a motivação, aprimorando a comunicação, e dessa forma atingindo objetivos propostos no protocolo.

Palavras-chave


metodologia ativa; treinamento; enfermagem

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