Sociedade e Indivíduo em discussão

Raquel Luchese, Raquel Luchese, Raquel Luchese

Resumo


O presente trabalho refere-se ao Estágio de Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, este componente curricular do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre de 2016, tendo como supervisora e orientadora a professora Silandra Badch Rosa. O Projeto de Intervenção Pedagógica teve como título, “Sociedade e indivíduo em discussão’, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, na disciplina de Sociologia, com o segundo ano, no turno da tarde, tendo início no mês de março e término no mês de maio. Através do projeto meus objetivos foram analisar a importância da relação indivíduo x sociedade, perceber a compreensão sobre a sociedade contemporânea, desenvolver a oralidade, criticidade dos alunos, oportunizar leituras, interpretações de textos, debates e a reflexão sobre a importância da relação do indivíduo e sociedade. Procurei desenvolver com a turma uma metodologia diversificada, sendo assim esta composta por debates e explicações sobre a relação do indivíduo e sociedade, através dos clássicos da Sociologia, pesquisas em livros, internet, sessões de vídeos e filme, produção textual, dinâmicas, entre outros. Com a prática do estágio, pude perceber a importância de um planejamento flexível, do olhar atendo ao aluno, as suas necessidades, sua realidade, o quanto o professor é essencial em sua formação. A recepção realizada pela escola e pelos alunos, foi de grande importância para a aplicação do projeto.  Esta é uma experiência que levarei comigo para sempre. Portanto, a realização deste trabalho foi de extrema importância para a minha formação bem como para meu desenvolvimento acadêmico por proporcionar-me estar inserida no contexto escolar e ter contato com alunos do ensino médio.

Palavras chave: Sociologia, aprendizagem, diversidade.


Palavras-chave


Sociologia, aprendizagem, diversidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA